Os Florais de Bach e o Reiki

Ter saúde, não é somente a ausência de sintomas de doenças físicas, e sim, viver num estado de equilíbrio emocional, mental e espiritual.
Como terapeuta apercebi-me que existe uma relação íntima entre os Florais de Bach e o Reiki. Tanto o Reiki como os Florais de Bach são duas terapias energéticas que tratam o Ser Humano de uma forma holística, ou seja, como um todo, tanto a nível físico, como mental, emocional e espiritual. Num tratamento de Reiki, geralmente a terapia é realizada uma vez por semana (dependendo dos casos a tratar), e uma das vantagens da utilização dos Florais de Bach como complemento, é o facto de o paciente poder ter acesso diário à vibração energética que necessita. Potenciando dessa forma o reequilíbrio e harmonização do corpo energético do paciente. Outra das vantagens da utilização dos Florais de Bach num tratamento é a possibilidade que o paciente tem de se responsabilizar pela sua própria harmonização energético. O papel do terapeuta, neste caso, será o de educador. Ou seja, irá guiar o paciente a utilizar os Florais de Bach em proveito próprio, para que ele aprenda os benefícios que cada essência lhe pode trazer.
Para Edward Bach, os remédios devem atuar sobre as causas e não sobre os sintomas, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético. Desta forma, num tratamento onde o paciente é submetido a uma sessão de Reiki e posteriormente complementa com os Florais de Bach, irá decorrer uma profunda recuperação no bem-estar do mesmo.

Podemos encontrar a relação entre os grupos de Florais de Bach e os Chacras na figura abaixo.

Assim, chegamos à conclusão que, apesar dos Florais de Bach serem um instrumento que por si só permite recuperar o equilíbrio e a harmonização energética do indivíduo, quando utilizado em conjunto com a terapia Reiki, potencia o tratamento, gerando benefícios contínuos e mais duradouros.

Telma Carvalho

error: Conteúdo protegido.